top of page

Runas Nórdicas

Foto do escritor: otemplodefreydisotemplodefreydis

As Runas Nórdicas são antigas e repletas de histórias e ensinamentos, uma ferramenta para adivinhação e também para o autoconhecimento, evolução pessoal e sabedoria.

A tiragem por meio das Runas pode ser feita de várias maneiras, sendo as mais comuns tiragem de uma única runa (para respostas mais globais, perguntas objetivas e diretas, conselhos), tiragem de três runas (podendo englobar o passado, presente e futuro ou sim/não). Também pode ser feita a tiragem de Roda das Runas, onde será feita a leitura de treze runas, e a tiragem em forma de cruz onde são lidas sete runas, cada qual com um significado para um campo da vida.

Antes de qualquer leitura é feita uma limpeza energética no espaço, gosto de acender velas e incensos, meditação e são feitas as invocações de deidades para auxiliar na leitura, assim como em qualquer outro oráculo que trabalho.

As Runas - também chamadas de Runas de Odin, não são apenas um oráculo, elas contam a história dos Deuses, os mitos nórdicos e nos mostram um código de conduta ética e moral. A reposta para o entendimento dos mistérios da vida.




Cosmologia Nórdica


Para os antigos povos nórdicos, o Universo tinha o formato de uma grande árvore frondosa, chamada Yggdrasil, cuja tradução é “cavalo de Odin”. O Cosmos era, pois, visto como uma figura tridimensional composta por nove mundos, sustentados pela grande Yggdrasil.

Esses nove mundos – que podem ser vistos como nove dimensões – interrelacionavam-se e eram habitados por diversos seres, criados a partir da junção dos elementos de Muspelheim, o mundo de fogo, e Nifelheim, o mundo de gelo.

Os Deuses que habitavam Yggdrasil distinguiam-se por suas principais características: de um lado, habitando o mundo de Vanaheim, estavam os Deuses Vanir e as suas virtudes voltadas à agricultura e às artes; de outro, povoando o mundo de Asgard, estavam os Deuses Aesir, guerreiros dedicados à proteção e à batalha.

Segundo a mitologia, as duas raças de Deuses conviviam pacificamente por meio de acordos de paz, que os mantinha em cooperação para governar sobre todos os outros mundos, em especial Midgard – a terra onde nós, seres humanos, habitamos.

O caminho entre Asgard e Midgard é feito por Bifrost, a ponte do arco-íris, guardada pelo Deus Heimdall, que será responsável por julgar se realizamos o nosso propósito da vida encarnada, e se fomos capazes de espelharmos os ensinamentos, as virtudes e atitudes éticas que nos levam à ascensão espiritual.

Para que isso seja possível, o grande Deus Odin deu à humanidade o código de conexão com os preceitos divinos: o alfabeto rúnico.



• O Alfabeto Rúnico


O Alfabeto Rúnico, chamado Futhark na língua germânica antiga, é composto originalmente por 24 runas e é dividido em três Aett (palavra que significa família, tribo ou clã), cada um contendo oito símbolos ou caracteres denominados Aettir.

Aett: divindades e significados das Runas Nórdicas

Cada Aett compartilha de características específicas e é regido por uma Deusa e um Deus.

É importante ver as runas não apenas como um alfabeto ou um oráculo, mas como um caminho progressivo e consistente, que se relaciona tanto aos mitos de criação nórdicos, quanto à narrativa do final dos tempos – o tão falado Ragnarök.



Primeiro Aett:


As primeiras oito runas do alfabeto traduzem os assuntos materiais e definem o que o buscador deve adquirir em sua jornada: Fehu, Uruz, Thurisaz, Ansuz, Raidho, Kenaz, Gebo e Wunjo.

O primeiro Aett é regido por Frey e Freyja, os irmãos gêmeos advindos da raça Vanir, Deuses da fertilidade.


A partir do contato com o primeiro Aett, conhecemos a história da criação do Universo, aprendemos sobre a nossa vida encarnada e a constituição do primeiro clã humano.



Segundo Aett:


O segundo Aett, regido pelos Deuses guardiões Heimdall e Modgud, revela os assuntos emocionais (os conflitos subjetivos), os desafios enfrentados para a sobrevivência e os caminhos para a vitória.

As runas que o compõem são Hagalaz, Nauthiz, Isa, Jera, Eihwaz, Perthro, Algiz e Sowilo.




Terceiro Aett:


O terceiro (e último) Aett, regido pelas divindades ancestrais Tyr e Ziza, nos remete a assuntos da nossa natureza mental e espiritual, revelando-nos a jornada final – transitando por aquilo que nos define enquanto seres divinos – para alcançar a ascensão.

As runas que compõem o terceiro Aett e nos mostram, enfim, o nosso grande objetivo na jornada de ascensão espiritual, são Tiwaz, Berkana, Ehwaz, Mannaz, Laguz, Ingwaz, Othala e Dagaz.




• Como funciona a consulta com Runas Nórdicas?




Há todo um ritual de preparação a ser feito antes de uma leitura pelo runólogo, uma limpeza em si mesmo e no ambiente onde será feita a consulta, meditação, invocações de guardiões ou divindades que podem auxiliar na leitura, é um ritual único para cada um que o exerce. É de extrema importância que o runólogo esteja bem fisicamente e mentalmente, assim como aquele que está se consultando.

Por parte do consulente, a pergunta (ou perguntas) apresentada às runas deve ser clara e objetiva, firme e com clareza, de modo que não aja distúrbios ou incoerência.





Runas Nórdicas: Jogo das três Nornes


Três runas são escolhidas pelo consulente, que representarão aspectos envolvidos na sua pergunta: Urd (o passado, o que determinou a situação), Verdandi (o presente, como a situação está se desenrolando no tempo atual) e Skuld (o futuro, as possibilidades de resolução da situação).

É possível acrescentar ao jogo das Nornes mais duas runas: acima das três pedras principais, uma runa que versará sobre os aspectos visíveis (ou conscientes) a respeito da situação do consulente; abaixo, os aspectos invisíveis (ou inconscientes) da questão.

A maioria das pessoas se sente satisfeita com as informações dadas pelo simbolismo do jogo com as cinco runas, pois esta consulta aparentemente simples traz orientações amplas a respeito da situação apresentada.

Um aviso, no entanto: como qualquer oráculo, as runas apontam os caminhos – o Wyrd, a linha do destino traçada pela divindade – a partir de uma situação já estabelecida e que traz em si possibilidades de resolução, mas caberá a quem recebe as informações fazer a sua jornada.





Lançamento da Roda Rúnica





O jogo da Roda Única é uma leitura mais completa e feita com 13 runas, cada qual representando um aspecto da vida da pessoa que está se consultando:



Posição 1 - refere-se ao desenvolvimento da personalidade e indica o ambiente que rodeia o consultante; pode também referir-se à infância.

Posição 2 - refere-se à vida financeira, bens materiais e dinheiro.

Posição 3 - esta posição refere-se às relações familiares e/ou comunicação.

Posição 4 - vida familiar.

Posição 5 - procriação, sexualidade e prazer; riscos que pode ter de enfrentar; indica também a necessidade de fazer uma reflexão.

Posição 6 - saúde.

Posição 7 - relacionamentos amorosos e casamento; a comunidade da qual faz parte; indica possíveis inimigos.

Posição 8 - pequenos acidentes ou obstáculos que podem surgir; possibilidade de receber uma herança.

Posição 9 - refere-se à vida espiritual; filosofia; religião; viagens que pode realizar.

Posição 10 - vocação; carreira profissional; vida pública.

Posição 11 - esperanças, anseios e desejos que quer concretizar; indica as amizades que o rodeiam.

Posição 12 - situações invisíveis ou pouco claras que envolvem a situação ou a questão; inimigos que desconhece; dificuldades escondidas que só depois de desvendadas levam à resolução da situação ou da questão.

Posição 13 - representa o consultante.








Lançamento da Cruz



.


Depois da pergunta do consulente ser formulada com objetividade, o runólogo retira no total 7 runas, a colocando uma a uma em posição de cruz.



Posição 1 - A Runa que sair nesta posição indica influências de uma vida passada. Quer sejam positivas ou negativas, no momento atual geram no consulente, medo ou insegurança.

Posição 2 - A Runa que sair nesta posição refere-se ao passado recente, representando as marcas ou influências que os acontecimentos dos últimos 5 anos deixaram na vida do consulente.

Posição 3 - A Runa que sair nesta posição refere-se ao futuro próximo (30 a 60 dias). Se for negativa (posição invertida), aconselha a libertar-se de crenças desfavoráveis e a ter pensamentos positivos.

Posição 4 - Esta Runa representa o consulente e qual a energia que no momento domina a sua vida.

Posição 5 - Esta Runa refere-se à forma como o consulente interage e se mostra ao meio envolvente. Mostra também a energia que envolve os seus relacionamentos.

Posição 6 - Esta Runa indica que uma evolução está próxima.

Posição 7 - A Runa que sair nesta posição funciona como um conselho, como o consulente deve agir perante a situação em causa. Também aconselha a meditar sobre o assunto, pois só assim, poderá escolher o caminho certo.







•Significado das Runas:





FEOH- Riqueza material e espiritual, prosperidade; no amor significa conquistas românticas e amores que se tornam realidade, fertilidade; objetivos concretizados, vitória sobre adversários.

Posição invertida: Perdas financeiras, atraso na concretização dos planos; separações, discussões,

UR - Transformação natural, amadurecimento, fim de um ciclo e novos começos, energia e determinação; promoção no emprego, evolução.

Posição invertida: Enfraquecimento, desânimo, perda de oportunidades.

THORN - Indica cautela, necessidade de avaliar antes de avançar, aconselha prudência antes de tomar uma decisão.

Posição invertida: Precaução, estagnação; nesta posição indica que decisões precipitadas podem gerar problemas.

AS - A comunicação está favorecida; na possibilidade de um teste oral, este será bem sucedido; notícias que se avizinham; possibilidade de viajar.

Posição invertida: Falta de diálogo, falta de clareza, informações falsas.

RAD - Viagens de todos os tipos (lazer ou trabalho), reuniões, possibilidade de concretizar bons negócios, novas oportunidades que surgem no horizonte, notícias inesperadas e mudanças para melhor.

Posição invertida: Viagem desagradável, obstáculos, notícias desagradáveis, risco de acidente.

KEN - Abertura, proteção, clareza de espírito, criatividade, iluminação, estabilidade.

Posição invertida: Bloqueios, escuridão.

GYFU - Associação feliz, união e casamento, harmonia a todos os níveis, equilíbrio mental e físico; sociedade de negócios bem sucedida.

Sem inversão.

WIN - Alegria, felicidade, bem estar, energias renovadas; prosperidade, frutos vindos do trabalho.

Posição invertida: Tristeza, dificuldades.

HAGAL - Obstáculos temporários, situações que podem ficar fora de controle, atraso na concretização dos planos devido a limitações naturais; esta Runa indica que só através da mudança se pode alcançar o autoconhecimento.

Sem inversão.

NYD - Limitações e sofrimentos iniciais; privações, atrasos, demora no restabelecimento do equilíbrio.

Posição invertida: Angústia, risco de falência; nesta indica que vai aprender com a adversidade, porém, deve controlar a sua raiva. Se surgir junto da Runa Branca indica erros passados que devem ser reparados.

IS - Planos adiados, deve permanecer quieto; não conte com os amigos; esta Runa mostra que podem surgir obstáculos temporários e por isso, deve esperar o momento mais oportuno para agir; diminuição do entusiasmo na área emocional.

Sem inversão.

GER - Finais benéficos, resultados tangíveis mas não imediatos; final de um ciclo e início de outro; satisfação, fertilidade, justiça,; esta Runa indica que vai receber a recompensa de boas práticas do passado.

Sem inversão.

EOH - Defesa e proteção contra o perigo, finalmente vai conseguir ultrapassar os obstáculos que o impediam de alcançar os seus objetivos.

Sem inversão.

PEORTH - É a Runa da busca do conhecimento, assinala conhecimentos ocultos, ganhos inesperados, augura segredos, revelações agradáveis; esta Runa é favorável a apostas moderadas em jogos de azar.

Posição invertida: Desilusão, notícias desagradáveis, revelação de segredos do passado que deseja esquecer; nesta posição desaconselha a participar em jogos de azar.

EOLHS - Esta Runa indica que está sob proteção divina, boas oportunidades podem surgir e devem ser aproveitadas, pois só assim pode alcançar a vitória; sacrifícios feitos de boa vontade, sorte em qualquer área da vida.

Posição invertida: Vulnerabilidade, perigos, armadilhas, falta de energia.

SYGEL - Sucesso, vitória, poder, regeneração, vitalidade, fertilidade.

Sem inversão.

TIR - Coragem, dedicação, vitória através do esforço, possibilidade de obter lucros; companheiro, amigo e protetor (para mulheres).

Posição invertida: Força vital desperdiçada, fracasso em empreendimentos competitivos, desânimo, sociedades de negócios com vida curta; nesta posição aconselha a fazer uma análise interior.

BEORC - Esta Runa aponta para a possibilidade de nascimento de um bebé, formação de um Lar; também indica o surgimento de novas ideias; crescimento, amadurecimento, evolução em negócios ou no amor.

Posição invertida: Problemas e conflitos familiares por problemas pequenos.

EOW - Mudanças favoráveis, viagem, progresso, nova vida na direção certa; crescimento de negócios.

Posição invertida: Movimentos bloqueados, incerteza.

MAN - Solidariedade, atividades em grupos favorecidas, colaboração por parte dos amigos, clareza de espírito.

Posição invertida: Inimigos ocultos, planos que não se concretizam; nesta posição aconselha a não esperar ajuda dos outros; falta de confiança e falta de fé no futuro.

LAGU - Intuição, imaginação fértil, fluidez das emoções,; esta Runa representa uma mulher importante ou a companheira (para um homem); poderes psíquicos desenvolvidos; sucesso em qualquer atividade que envolva intuição e imaginação.

Posição invertida: Pensamentos confusos, falta de fluidez nos pensamentos e nas emoções.

ING - Sonhos realizados, fertilidade, uma nova vida que se avizinha; concretizações dos planos traçados, fim dos problemas.

Sem inversão.

DAEG - Crescimento, prosperidade, desenlaces benéficos e garantidos, mudança favorável.

Sem inversão.

ETHEL - Esta Runa augura mudanças radicais desejadas pelo consulente, separações de relacionamentos, desejo de abandonar o emprego. Financeiramente indica que pode aparecer uma herança.

Posição invertida: Atrasos, frustrações, problemas com heranças, separações acompanhadas de sofrimento.

WYRD - esta Runa, que está em branco, simboliza o carma ou o destino. Indica acontecimentos inevitáveis.




Referências:




Runas de Odin




15 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page